outubro 29, 2014


Como alguns devem saber, estou a tirar Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas. Uma das coisas mais importantes tanto nesta área como noutra área criativa é a curiosidade.
Para os criativos ter uma boa cultura visual é importantíssimo para ter ideias e chegar a resultados satisfatórios. Para criar uma base visual é preciso ser-se curioso e fazer muita pesquisa. 


Falo por experiência própria. Estou no 3º ano, último ano do meu curso e é O ano. Temos uma data de trabalhos finais, colecções finais e projectos para entregar. 
De forma a estarmos sempre inspirados e para manter as ideias sempre a fluir, estamos constantemente a   navegar entre páginas de internet, ler revistas e livros sobre o assunto, assistir a eventos de moda, desfiles e semanas da moda, estamos sempre atentos na rua. 
Nunca sabemos quando algo nos pode inspirar e é da nossa responsabilidade ser curiosos em relação a tudo o que nos rodeia. 
Tudo à nossa volta pode ser o ponto de partida para uma ideia fantástica para o nosso trabalho.


Em relação aos desfiles de moda, são uma das formas de inspiração, pois no trabalho dos nossos colegas podemos encontrar aquele tecido x que mais tarde queremos usar na nossa colecção, aquele conjunto de cores que queremos sobrepor num coordenado, aquela silhueta que nos ilumina a criar algo mais. 
Estas fotografias são do Lisbon Design Show. Os desfiles das várias faculdades de Design de Moda.


E mesmo que estejamos numa área que não tenha nada a ver com design ou artes. 
É sempre essencial ser curioso em relação ao que nos rodeia, abrir os olhos e realmente ver. Pode ser que algo de grande importância esteja mesmo à nossa frente. 

Being curious is fundamental in the creative area. When you have to create something there is nothing better than really open your eyes and look around you, being curious and do a lot of research. That's the road to be an amazing designer/creative/artist.

M.

5 comentários:

  1. Adoro este post, juro que sim! Adoro tudo o que está relacionado com moda e acho que ter a capacidade de observar e absorver tudo o que nos rodeia é ótimo nesta área!
    Isto fez-me estar ainda mais ansiosa para quando entrar para a faculdade eheh, apesar do curso ser diferente, é na área da moda na mesma, e juro que estou super curiosa/ansiosa para ver o que me espera eheh

    Beijinho ♥xx
    http://moonfade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Concordo, mesmo na minha área, científica, que nada tem a ver com artes a curiosidade é fundamental! E é essa mesma curiosidade que faz avançar a ciências e os outros campos e leva a descobertas extraordinárias!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. às vezes não vês alguma coisa fabulosa e dás por ti a tentar criar algo semelhante? ou porque querias ser tu a ter essa ideia, ou vês potencial pra coisa crescer... a inspiração é uma coisa espectacular mas super manhosa xD

    ResponderEliminar
  4. Adoro estes teus posts assim, educacionais até :)

    ResponderEliminar

Contemporary Lives Here © 2017
Template by Blogs & Lattes