agosto 10, 2015



Eu licenciei-me recentemente em Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, foram dos 3 melhores anos da minha vida.
Não me levem a mal quando utilizo a expressão “sobreviver” no título, claro que nunca senti que estava a sobreviver a um curso, mas sim a desfrutar do curso, isto são só um conjunto de fatores que devemos ter em conta quando entramos num curso de Design de Moda.

1º Inscrevam-se em Design de Moda se acham que é mesmo esta área que gostariam de seguir.
É uma área em que se não gostam assim tanto vai ser difícil a adaptação, porque as aulas são muito focadas em Moda, em Design, na História da Moda e de Arte. Para quem gosta é tudo muito entusiasmante para quem não têm a certeza pode ser assustador.

2º Preparem-se para o mundo pensar que as pessoas de moda são superficiais. É vossa tarefa mostrar o contrário.

3º Mentalizem-se que têm muito trabalho árduo pela frente. Muitas noites longas, muito tempo em frente ao computador a fazer fichas técnicas, muitas tentativas frustradas no desenvolvimento de uma coleção, muitas horas na sala de confecção.

4º Tentem absorver o máximo de informação que conseguirem e aprender sobre as várias áreas que nos rodeiam.
Para quem é entusiasta, isto é um dado adquirido, mas saber mais sobre a área da Moda e sobre várias áreas que nos rodeiam como as Artes, Biologia,  Economia, Psicologia, etc. é uma mais valia.
Para além do conhecimento geral que ganham, poderá servir de inspiração para um conceito de uma coleção, muitas vezes quando exploramos um conceito acabamos em áreas que não nos são tão familiares mas que temos que explorar para conseguir compreender bem o que temos em mão.

5º Preparem-se para vos perguntarem se estão a estudar para ser “estilistas” e se querem ser a próxima Fátima Lopes.


Imagens: 1 Desconhecida ; 2-3 Le Cam Romain

6º Lembrem-se que no 3º ano vão ter que criar uma coleção final e talvez um projeto final e que vai ser a coisa mais entusiasmante de sempre.
É verdade que vos vai consumir por dentro, vão estar 2 semestres completamente focados na coleção e projeto e só vão saber falar sobre isso, vai haver alturas que querem desistir ou alturas que acham que não percebem nada de nada, vai haver alturas que têm rasgos de inspiração e estão muito entusiasmados. Mas tudo vai valer a pena quando no final virem as criações reais que são completamente vossas e que foram feitas com o vosso trabalho árduo. Ai sim, tudo vale a pena.

7º Finalmente, preparem-se para começarem o 1º ano de curso com uma ideia fixa do que querem fazer e chegarem ao 3º com uma ideia diferente. No meu caso, explorar Produção de Moda em vez de Design de Moda.
E preparem-se para trabalhar arduamente para fazer os vossos sonhos acontecerem. Porque sendo realistas, Moda é uma área muito difícil de seguir em Portugal e que exige muito gosto e dedicação.

Senti que devia escrever esta publicação para encorajar e esclarecer algumas dúvidas em relação ao curso em que estive durante estes 3 anos. É fácil gostarmos de Moda mas por vezes temos que refletir se é mesmo isso que queremos seguir. Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida não hesitem em perguntar. E adorava que partilhassem as vossas experiências!

\\

Only in Portuguese, sorry. But feel free to translate. 
M.



10 comentários:

  1. Eu estou a pensar em seguir design de moda e foi sem dúvida esclarecedor. Não conheço muitas pessoas que tenham optado pelo curso, e por isso não sei quais são as suas opiniões. Acho que tiveste uma excelente ideia em fazer este post, graças a ele ganhei uma visão mais realista daquilo que gostaria de fazer no futuro. Obrigada!

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sempre quis tanto estar nesse curso, mas vou para design para tirar uma coisa mais geral. Anyway adorei o post
    xx

    http://morelovebeatriz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. estive em design agora no secundário e ainda por cima, estive numa escola que eleva imenso a exigência! todos os cursos à volta da criatividade pedem muito das pessoas, visto que temos de ter paciência para ouvir críticas e refazer tudo, vezes sem conta, mas no fim, para quem gosta mesmo, vale muito a pena :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O meu curso é modelista de vestuário e opa saudades desses moldes ahah!
    Adorei o post :3

    Ana :3
    aruivablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não querer seguir Design de Moda, gosto bastante da área. Como tu, adoro produção de moda, consultoria de imagem e jornalismo de moda, que são as 3 áreas nas quais me estou a focar. Acho que nesta indústria tem-se que estar preparado para tudo e não se focar só numa área, porque nunca se sabe o que pode acontecer e vasto como o mundo da moda é , quem sabe que podemos ser chamados para projetos que nada têm a ver com a nossa formação mas que nos ensinam muito tanto como profissionais como pessoas.
    Nunca pensei que depois de ler um post como esses ficasse ainda mais determinada do que estou para seguir o que eu quero, mas realmente fiquei .
    Excelente post e espero que sucedas em todos os teus projetos :)

    http://dearmarilyn-21.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sempre me agradou esse curso e jornalismo mais virado para a moda mas desisti da ideia do curso de Design de Moda quando descobri que a prova para entrar é uma disciplina que não tenho e para qual não tenho jeito pois estou em Humanidades! Quando pensei nesse curso agradava-me a parte de produção de moda mas não conseguiria fazer peças,que acho muito difícil mesmo e admiro quem consiga fazê-lo por isso Muitos Parabéns!
    Gostei do post!
    www.lightstreetfashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Parece ser uma área bem interessante, e muito criativa.

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  8. well done! é uma das minhas opções a seguir vou levar algumas das palavras em consideração! E que tenhas um futuro cheiro de boas surpresas! :) xx

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post, muito esclarecedor :) xx

    ResponderEliminar
  10. Gosto imenso dessa área, embora tenha seguido comunicação :) Excelente post!
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Contemporary Lives Here © 2017
Template by Blogs & Lattes