agosto 11, 2013


Acontece frequentemente perguntarem-me qual é o meu curso, porque escolhi Design de Moda e como fiz para entrar num curso em que a base é maioritariamente Artes vindo eu de Ciências e Tecnologias. Nunca pensei que este seria um bom assunto para abordar no blog até há uma semana atrás quando me enviaram o email a sugerir que fizesse uma publicação a explicar tudo sobre o meu curso. Fiquei muito surpreendida mas adorei responder e achei uma ideia fantástica.


Começando do início, no meu 9º ano não sabia bem o que queria, como a maioria de todos os alunos desta idade, e decidi que iria para Ciências e Tecnologias ignorando o meu gosto pelas Artes porque achava que seria mais um hobbie. 
Quando cheguei ao meu 11º ano, o terrível ano dos exames, sentia imenso falta de uma forma de me expressar e foi nesse ano que criei o blog e que também decidi que queria seguir o curso de Design de Moda, identificava-me tanto com o curso! Se foi difícil decidir o que queria seguir depois do 12º mais difícil foi escolher que exame ia fazer porque precisava de pelo menos um dos seguintes: Geometria Descritiva, História de Arte ou Desenho, e não tinha nenhuma dessas disciplinas. 
Primeiro decidi que ia fazer Geometria Descritiva, afinal tinha imensos amigos no meu curso que a fizeram e não parecia assim tão difícil. O problema é que não tinha aulas e explicações de 2 anos de aula em só um ano e sendo uma cadeira muito prática ocupava imenso tempo que não podia dispor, assim, decidi que iria fazer História de Arte porque sempre me fascinou a história de arte. Não pude fazer melhor escolha, na semana antes do exame estudei toda a matéria dos 2º anos e consegui tirar um 18 que me fez imensamente feliz. 
No dia das matrículas tinha a certeza que ia entrar na minha primeira escolha, Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas.

colagens feitas por mim

Nas primeiras semanas estava aterrorizada principalmente com a minha cadeira de Desenho porque não tinha desenho desde o 9º ano e só ouvia toda a gente a falar de materiais e perspectivas que nunca tinha ouvido falar! Felizmente, tenho uma turma fantástica que me explicou tudo e me ajudou no que precisava. Claro que tenho mais dificuldades que outras pessoas que vêm de artes mas como adoro o que estou a fazer, trabalho ao máximo para vencer essas dificuldades e fazer o melhor possível. 
Agora vou para o segundo ano, com o mesmo entusiasmo com que comecei, o que será que vou ter? o que vou dar? É tudo tão fantástico!

Claro que quando disse que queria escolher este curso houve imensa gente que me dizia que não ia dar em nada, que vou para o desemprego, ... Não significa que isso não seja uma possibilidade mas se gostam mesmo de uma certa área mais vale arriscar, não é? Porque sabem sempre que estão a fazer o melhor que podem a trabalhar em algo que amam. 
Este é o meu conselho para todas as pessoas que estão por aí e que estão a fazer as candidaturas para a Universidade ou que já estão a pensar nisso, vão para o que mais gostam, não façam o erro de amigos meus que ficaram aborrecidos com o curso e acabaram por desistir, não sabem o quão fantástico é após 3 anos de Físicas e Químicas estar finalmente a trabalhar/estudar numa coisa que realmente adoro, cada dia há algo diferente a explorar e estou sempre entusiasmada pelo próximo dia. 

Espero que façam a escolha certa, 
M. 

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, continua o excelente trabalho. Com esse teu empenho e esforço consegues chegar longe :)

    ResponderEliminar
  3. Fiz o mesmo que tu. Esqueci a minha paixão pelas artes e segui para ciências e tecnologias, porém escolhi geometria em vez de biologia. Estou no 10ºano com algumas dificuldades a essa disciplina, estou com muito medo do ano que aí vem porque tenho exame de geometria. seguir design de moda é o que eu quero desde o 3ºano mas quando vi as perspetivas de emprego estive prestes a desistir. O facto de ter escolhido Geometria foi como um lampejo de esperança. Estou com muitas duvidas. receio, se algum dia chegar ao curso, que não saiba nada porque não estive em artes. Este post é como um salva-vidas para mim, saber que esteve alguém numa situação idêntica

    therainbow-isnothard-tofind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Credo sou igual a ti!
    Quer dizer ainda nao sei a area que quero seguir, mas tava mesmo a precisar de ouvir isso...
    Força!

    Novo giveaway no meu blog, participa! http://blogdaquique.blogspot.pt/2013/08/giveaway-3-bloggers.html

    ResponderEliminar
  5. "felizmente tenho uma turma fantástica" weeeeee z3

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler a tua experiência! Disseste tudo o que estava a precisar de ouvir!

    ResponderEliminar
  7. Vou agora para o 12º ano e identifico-me mesmo muito contigo. Apesar de adorar artes, também estou em Ciências. Nesta altura acho que para mim tinha sido melhor escolher artes, mas ainda bem que fizeste este post, mesmo muito inspirador. E talvez este ano também faça História de Arte. A sério, és mesmo uma inspiração para mim e fizeste-me acreditar que ainda é possível seguir os meus sonhos :)

    XOXO
    http://fashion-mask.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Fizes-te muito bem em seguir os teus sonhos :) E afinal de contas quem corre por gosto nunca cansa :)

    ResponderEliminar
  9. Que testemunho fantástico, és o exemplo vivo que se deve sempre seguir os nossos sonhos! :) beijinhos ♥

    http://wish-i-were-alice.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post e a tua filosofia em relação a isto, acho que fizeste super bem em tirar este curso e desejo te as maiores felicidades para fazeres o que gostas e deixa que te diga fazes mils bem hehe
    xx

    www.be-your-own-hero-now.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Eu quando fui para o secundário também estava muito na duvida se iria para artes ou para ciências, adoro biologia e matemática mas por outro lado também adoro artes! Acabei por ir para ciências, só espero não ter feito a escolha errada, até porque a minha professora de desenho do 9ºano disse para ir para artes.

    ResponderEliminar
  12. e fizeste tu muito bem em seguir aquilo que te cativa! identifico-me pessoalmente com este post porque embora vá agora para o 3o ano de Direito, é Moda que me fascina. e por isso é que tenho o meu blog, o meu cantinho. porque sei que me vou licenciar, posso até fazer algo nesta área mas nunca vou deixar de tentar algo relacionado com Moda, afinal é a minha verdadeira paixão. optei simplesmente por não a seguir logo proque não encontrei nenhum curso - como tem na FIDM - que me enchesse as medidas. mas licenciada aos 22 estou mais que a tempo de continuar a fazer o que realmente gosto!

    ResponderEliminar
  13. Eu queria fotografia, mas optei por concorrer para comunicação e multimédia e deixar fotografia para última opção. Talvez um dia mais tarde tire alguma formação na área. c:

    Fui uma das pessoas que perguntou que curso estavas a tirar mal vi umas fotografias maravilhosas que mais pareciam saídas de um conto de fadas.

    ResponderEliminar
  14. Gostei mesmo deste post porque me ajudou a tirar algumas dúvidas... Vou agora para o 3º ano de Novas Tecnologias da Comunicação e gostava mesmo de tirar o mestrado em Design de moda e comunicação! Obrigada!

    http://thebutterflynotebook.blogspot.pt/
    beijinho,
    Fabiana

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Apesar das poucas vezes que falamos duram as nossas sessões de praxe e não só, sempre te achei uma rapariga super querida, fantástica, decidida e inteligente.
    Depois deste post que me levou a conhecer um pouco mais do teu caminho, ainda fiquei a achar-te mais fantástica!
    És uma pessoa adorável, adoro a tua maneira de estar e esse teu espírito aventureiro!

    Vou ter saudades de ver aquela rapariga tímida e que dá nas vistas a vaguear pela escola.

    Espero que tudo te corra bem, e aqui estarei a acompanhar esse teu caminho na Filândia! :)

    Good luck! :)

    * Mafalda Alves

    ResponderEliminar
  16. Olá querida, descobri o teu blog exatamente por causa do exame de História da Cultura e das Artes! Gostava que me desses algumas dicas porque nunca tive essa disciplina e vou fazer o exame para entrar no curso que quero.. Como é que conseguiste estudar tanta coisa em 2 semanas?
    Já agora, parabéns pelo blog, adoro o design!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Este post deixou-me completamente encantada e com entusiasmo para seguir o que quero. Obrigada :)

    ResponderEliminar

Contemporary Lives Here © 2017
Template by Blogs & Lattes