janeiro 06, 2014



Erasmus. Este foi um dos tópicos que mais pessoas me pediram para falar no blog. 
Para começar, as minhas razões para o ter feito: 
Não só por achar que seria uma das experiências mais satisfatórias mas porque queria viajar, conhecer novas culturas e perceber a forma de pensar de outro país em relação ao meu curso.
O meu conselho para todos os que estão a ler e gostavam de fazer Erasmus é: inscrevam-se. Não há nada que ter medo ou estar nervoso, garanto-vos ser das melhor coisas que vão fazer durante o vosso curso ou mesmo a vossa vida. 
Depois só têm que preencher uns papéis, ir a uma entrevista e se forem aceites começar a preparar as vossas malas para as aventuras que vos esperam 1 semestre ou 1 ano. 
Escolham que país escolherem a vossa experiência vai ser sempre fantástica. 


Nas últimas semanas antes de ir para a Finlândia claro que estava nervosa. Deixar a minha família e amigos e o conforto por 4 meses e ir para um sítio que não conheço nunca é fácil, mas é aí que começa a aventura. A vida começa no final da nossa zona de conforto. 
No início sentimo-nos um pouco perdidos mas no final da primeira semana comecei a sentir-me em casa. É um país tão diferente, a natureza, imensas frondosas florestas, ter que andar de bicicleta como actividade diária para ir para a Universidade. Os finlandeses também são um povo diferente, mais contidos, mais tímidos, só me apercebi realmente disso quando notei que não podia cumprimentar um finlandês com dois beijos mas sim com um aperto de mão ou às vezes nada, mas quando nos conhecem são os melhores amigos que podemos ter, fiz grandes amigos finlandeses. 
Não podia ter tido melhores 4 meses, não houve uma única altura em quis voltar para Portugal porque já estava farta, claro que houve datas especiais que desejava estar cá com a minha família e amigos mas isso o skype ajudava sempre. Aproveitei os 4 meses ao máximo e isso é tudo o que vos posso desejar estando fora em Erasmus. 


Com apenas 4 meses à minha frente eu quis fazer tudo, por isso viajei sempre que podia. Fui à Estónia, à Suécia, à Russia, à Lapónia, às grandes capitais destes países, vi imensos lagos e parques finlandeses. Fiquei a conhecer bem as várias culturas e cidades, eu que adoro viajar com todo o meu coração não podia desejar melhor. 
Aprendi algumas palavras das várias línguas que me envolviam e experimentei várias comidas tradicionais, nem sempre uma delícia. Vi finalmente nevar a sério, um dos meus desejos, passei o circulo árctico e conheci o Pai Natal. 
Tudo isto fizeram os 4 meses passarem muito muito rápido. Mas o melhor de tudo são as amizades que fiz, nunca pensei que em 4 meses ficasse tão ligada a estas pessoas de vários países com quem falava inglês.
Mas fiquei, estiveram sempre lá comigo a partilhar todas estas experiências, Espanholas, Franceses, Alemães, Checos, Italianos e muitos outros que guardo no meu coração. Aprendi imenso com todos eles, festejei imenso com eles, chorei muito nas despedidas, mas faz tudo parte e só fico feliz por ter tido a oportunidade de os conhecer. 
Agora cada vez que vejo fotos com eles só posso sorrir e desejar vê-los o mais rapidamente possível, já cheia de saudades e sabendo que tenho casa onde quer que vá com um dos meus amigos com um sorriso caloroso a receber-me. 


Por isso não tenham medo e arrisquem, vai ser das melhores decisões da vossa vida. 


My Erasmus was the best thing I could wish for. These past 4 months were incredible. With only 4 months I travelled everytime I possible could, I went to Estonia, Sweden, Russia, Lapland, to the big capital cities and to breathtaking finnish lakes and parks. 
I learned some words of the languages that surround me and tried some traditional foods. I finally saw real snow and crossed the artic circle. 
The best of all was all the people I met and get to be friends with. They were the ones who were always there and with whom I shared this experience. I learned a lot with them, I also partied a lot with them and cried when was time to say goodbye, but that's all part of the experience and now I'm so glad I met them. 
Now I see the pictures with them and I can only smile and wish to see them as fast as possible. (If any of my fellow Erasmus friends are reading this I just want to say that I miss you all a lot, come visit me in Portugal! )

M.


12 comentários:

  1. Acredito mesmo que tenha sido uma experiência enriquecedora :)
    Fico contente por teres tido essa oportunidade, até porque pelo que foste mostrando deu para ver que aproveitaste muito bem os 4 meses por lá ;)

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. É sempre uma boa experiência, eu nunca pensei em tal pois não me senti capaz de viver longe da família e do namorado durante tanto tempo! Ainda bem que foi uma ótima experiência para ti querida :))

    Sweet Love ♡,
    http://sweetcamomile.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Uau, quero fazer quando chegar ao 4/5 ano :)

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler esta tua experiência, queria muito fazer erasmus no meu último ano :)

    ResponderEliminar
  5. As experiências de Eramus são incríveis, também adorei a minha :)

    Venus In Fleurs

    ResponderEliminar
  6. eu estou neste momento em erasmus na polónia e não podia estar mais de acordo! é a experiência de uma vida! :) já fui à finlândia e adorei, tal como suécia, noruega, ucrânica, letónia, lituânia, estónia.. estou a adorar cada segundo e fico triste por saber que termina já em fevereiro. beijoca

    ResponderEliminar
  7. Adorava fazer Erasmus! Ainda vou tentar :)

    ResponderEliminar
  8. Queria muito fazer Erasmus ! Quem sabe ainda vá para o ano :D

    http://3sweetstyle.blogspot.pt/

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adorei a minha experiência de Erasmus em Paris, deu para conhecer imensa gente e ainda visitamos uns sítios muito giros :) Repetia outra vez sem sombra de dúvidas!

    http://vintageloyal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente não tive nem tenho a possibilidade de ir de Erasmus mas bom, vou considerar a minha paragem de curso para ir para Londres uns meses, uma espécie de Erasmus.

    ResponderEliminar
  11. Sem duvida, uma experiência que tenho de ter um dia mais tarde :)

    ResponderEliminar